As características dos alimentos, como textura, aroma, cor e sabor, interagem com os aspectos psicológicos, sociológicos e fisiológicos das pessoas.
Além de avaliar a qualidade e as características sensoriais de um alimento, a análise sensorial também estuda a interação entre o alimento e o indivíduo. Esta é uma ferramenta essencial que pode ser amplamente utilizada para compreender como os consumidores percebem os alimentos, determinando assim o sucesso ou fracasso de um produto.
Combinar dados sensoriais com dados analíticos tem sido a chave para o sucesso de muitas empresas, que utilizam essas informações para ajustar a qualidade de seus produtos e atender às expectativas dos consumidores.
Os benefícios da análise sensorial para uma empresa incluem melhorias na qualidade, aumento do prazo de validade, redução de custos relacionados à substituição de matérias-primas e maior satisfação dos clientes.
Estudos de Shelf Life
• Determinação do Prazo de Validade:
Estudos para estabelecer o prazo de validade dos produtos.
• Extensão do Prazo de Validade:
Estudos para ampliar a vida útil dos produtos, otimizando custos logísticos.
Segurança dos Alimentos
• Adequação às Normas Internacionais:
FSSC 22000, ISO 22000, BRC, IFS e SQF.
• Gerenciamento de Riscos:
Food Defense, Food Fraude, gestão de alergênicos e rastreabilidade.
Rotulagem e Embalagem
• Desenvolvimento de Rótulos e Embalagens:
Conforme regulamentações vigentes para otimizar a apresentação dos produtos.